segunda-feira, 4 de julho de 2011

Conheça algumas frequências de rádios da região

TEIXEIRA DE FREITAS:
Rádio Cidade FM 87,9
Rádio Caraípe FM 100,5
Rádio Sucesso FM 104,9
ITAMARAJU:
Rádio Extremo Sul AM
Rádio FM 99,9
Rádio Jacarandá AM 710 (Eunápolis)
"O Pai do Rádio"

Guglielmo Marconi nasceu em Bolonha, Itália em 25 de Abril de 1875. Filho de pai Italiano e mãe irlandesa, (Guiseppe e Annie Jamerson), educou-se em Bolonha e Florença. Conheceu Righi na Universidade de Bolonha, e pelos resultados de Hertz, inferiu que por intermédio de tais ondas poderiam ser transmitidas mensagens.
Na primavera de 1895, aos 21 anos, Marconi fez sua primeira transmissão usando ondas eletromagnéticas como portadora. Entre 1896 e 1901, foram 1.895 experimentos que descortinaram a telegrafia sem fio. Em 1901, em São João (Terra Nova), ocorreu a primeira transmissão de rádio transoceânica, feita por Marconi. Era inaugurada a era do rádio, com enormes conseqüências na História da Humanidade.
A descrição de Marconi como "O Pai do Rádio" é atribuída a Aleksandr Popov (1859-1906), cientista russo contemporâneo que foi um dos pioneiros no uso de ondas Hertzianas. Popov também é considerado um dos pais do rádio (N.B. Em 5 de Novembro de 1898, Popov e Ducretet implementavam um enlace de rádio entre a Torre Eiffel e o Panthéon). Em 1890, o Prof. Édouard Branly da "Universidada Católica de Paris" desenvolveu o rádio condutor, sensível a ondas eletromagnéticas.
O dispositivo consiste de enchimentos metálicos colocados entre plugs metálicos em um tubo. A aplicação de um onda eletromagnética altera (diminui) a resistência entre os terminais. Sir Oliver Lodge (1851-1940), pioneiro Inglês do rádio, cunhou o termo coesor para o dispositivo de Branly e o aperfeiçoou. O método usado por Marconi na recepção de ondas de rádio foi o coesor.
Os primeiros experimentos foram conduzidos em seu "Laboratório" na mansão Il Griffone, propriedade de seus pais. Durante 1896, Marconi mudou-se para a Grã-Betanha, onde em 02/06/1896 depositou a patente "Improvements in Transmitting Electrical Impulses and Signals, and in Apparatus Thereof". A patente n. 12039 de 2/6/1896, incluia as palavras "I Believe that I am the first to discover and use any practical means for effective telegraphic transmission and intelligible reception of signal produced by artificially-formed Hertz oscillations".
As primeiras exibições públicas aconteceram no verão de 1896 em Londres. Dado o grande sucesso, iniciou-se uma muito longa série de experimentos. Em Maio de 1897, foram trocadas mensagens entre pontos situados a 9 milhas de distância no canal de Bristol. Retornando a Itália, Marconi conduziu experimentos no barco San Marino, 18 km distante da costa. Em 1898, a companhia de navegação Lloyds iniciou uma série de contratos com a firma fundada por Marconi. Em 1898, Lord Kelvin enviou a primeira mensagem paga (por insistência do próprio Kelvin) entre a Ilha de Wight e Bournemouth. Um serviço regular de rádio telegrafia entre Inglaterra e França foi inaugurado em Março de 1899. No estabelecimento da primeira ligação de rádio sobre o canal da Mancha, com estações entre Douvres e Wimereux, foi transmitida a mensagem: <<Sr. Marconi envia ao Sr. Branly seus respeitosos cumprimentos, pela telegrafia sem fio através da Mancha, este belo resultado sendo em parte devido às notáveis contribuições do Sr. Branly>>. Finalmente em 1900, Marconi conseguiu realizar múltiplas transmissões no mesmo equipamento, explorando o fenômeno da Sintonização. No final de 1900, Marconi iniciou seu mais ambicioso objetivo.
Em 1903, os Italianos construíram uma estação para a radiocomunicação com Buenos Aires (8.000 km de distância). Em 12/10/1931, um telecomando acionado em Roma por Marconi, acionou a chave geral da iluminação do Cristo Redendor, no Rio de Janeiro. Recebeu o Nobel de Física em 1909, compartilhado com Ferdinand Braun. O rei da Itália nomeou-o, no mesmo ano, senador. Em 1929 recebeu o título de Marquês.




A HISTÓRIA...
 Olááááááá ouvinte, aumentem o volume, grudem o ouvido, e se deixem levar pela imaginação dos fascínios e histórias do glorioso rádio.
* Invenção, radiografia de Marconi e a patente de Landell de Moura.
Grandes contradições contornam a verdadeira história da invenção de
um dos maiores meios de comunicação de massa: o rádio. Mas podemos dizer que houve contribuição de vários personagens. Entre eles o físico escocês James Clerk Maxwell, em 1864; o alemão Heinrich R. Hertz, que descobriu as ondas de rádio, em 1887; e o italiano Guglielmo Marconi, em 1895, por ter a idéia de transmitir sinais através do éter, e fazer história ao transmitir uma regata realizada no Canal da Mancha, em 1901, completando esses, que foram os primeiros passos da radiodifusão.
Tido como louco e adepto de bruxaria, o padre gaúcho Landell de Moura, teve papel importante nessa história. No ano de 1892, em Campinas-SP, ele transmitiu e recebeu palavra humana através do espaço, utilizando uma válvula que o próprio inventou e fabricou. Landell recebeu do governo brasileiro, em 1900, uma patente, o que o considerava o verdadeiro inventor do rádio.
* 20 anos depois… A Primeira estação radiofônica…
No dia 2 de novembro de 1920, surge nos Estados Unidos a primeira estação da rádio moderna: a emissora KDKA. Os equipamentos utilizados por ela eram fabricados pelaWestinghouse.
*A implantação do rádio no Brasil
Em 1922, mais precisamente em 7 de setembro, na festa do centenário da Independência, foi feita a primeira transmissão radiofônica no Brasil. Um ano depois foi fundada a primeira emissora de rádio no país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Idealizada por Roquette Pinto (1889-1954). Ele apresentou o Jornal da Manhã, se tornando o primeiro locutor de rádio do Brasil. O programa consistia na leitura e comentário das notícias do jornal impresso.


Graham Bell e o telefone

Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo, na Escócia. Sua família tinha tradição na correção da fala e no treinamento de portadores de deficiência auditiva. O avô, Alexander Bell, ex-sapateiro, era professor de elocução e foniatria no teatro. Sua mãe, Eliza Grace Symonds, havia ficado surda muito jovem.
Aos 14 anos, Alexander Graham Bell e seus irmãos construíram uma reprodução do aparelho fonador. Numa caveira, montaram um tubo, com "cordas vocálicas", palato, língua, dentes e lábios. Com um fole, sopravam a traquéia e a caveira balbuciava "ma-ma", imitando uma criança.
Graham Bell passou por três universidades: em Edimburgo, depois em Londres e, por fim, em Würzburg, na Alemanha, onde se formou em medicina. Aos 21 anos tornou-se assistente do pai, em Londres.
Bell teve oportunidade de ver a invenção do professor alemão Philip Reis, que havia juntado dois pedacinhos de madeira e aço, conseguindo construir um estranho aparelho capaz de transmitir sons, batizado como telefone. Ao vê-lo, Bell achou que a eletricidade poderia aperfeiçoá-lo e teve a idéia de construir um aparelho capaz de transmitir notas musicais à distância usando eletricidade.
Durante os anos de 1873 e 1874, Bell fez experimentos. Se fosse possível transmitir um conjunto de notas musicais, seria possível também transmitir a voz humana. Por outro lado, a transmissão de diferentes notas musicais poderia ser utilizada para enviar muitas mensagens telegráficas simultaneamente pelo mesmo fio. Bell falava sobre suas idéias e experimentos, e Sanders e Hubbard ficaram interessados no projeto do "telégrafo harmônico" ou telégrafo musical. Hubbard investigou, junto ao Escritório de Patentes e não havia nenhum registro.
Enquanto Bell estava trabalhando, derrubou uma pilha e os ácidos corrosivos caíram sobre a mesa e em suas roupas. Bell gritou: "Sr. Watson, venha cá, preciso do senhor!" Watson ouviu a mensagem pelo telefone, e foi até ele. Bell estava com 29 anos e tinha, afinal, inventado o telefone. Bell sabia que havia urgência em patentear seu invento e entregou o pedido no Escritório de Patentes no dia 14 de fevereiro de 1876, apenas duas horas antes de que o mesmo fosse feito por Elisha Gray.

Logo o telefone sofreu notáveis melhoramentos e difundiu-se com rapidez. Bell poderia ter enriquecido, mas não se sentia seduzido pelos negócios e preferiu deixá-los em mãos dos sócios, seu assistente Watson, o sogro Hubbard e Thomas Sanders. O inventor continuou a se ocupar com a instrução dos surdos-mudos e dedicar-se a novas experiências.

Dedicou-se ao estudo da nutrição e do nascimento de carneiros, esforçou-se para fazer com que animais aprendessem a emitir sons humanos, e realizou experiências com pipas, erguendo um homem à altura de cem metros. Seus estudos mais profundos foram dedicados à acústica. Conseguiu construir um aparelho capaz de desenhar a forma das ondas acústicas correspondentes aos vários sons e conseguiu modular um feixe luminoso por meio da voz.

Apesar de todo o sucesso, o telefone o perturbava. Mantinha o seu aparelho envolto em papel e nunca o usava. Em 1915, foi inaugurada a primeira linha transcontinental norte-americana. Convidado à inauguração, Bell conseguiu que, na outra extremidade da linha, ficasse seu assistente Watson.

Quando morreu em sua casa de Baddeck, no Canadá (na condição de cidadão dos EUA), todos os telefones dos Estados Unidos, em sinal de luto, foram silenciados por um minuto, numa última homenagem ao homem que havia dado ao mundo um dos mais eficientes meios de comunicação